terça-feira, 22 de setembro de 2009

Deus se importa?




A grande pergunta a ser feita talvez não seja "Deus existe?", mas sim, se Deus existe mesmo, será que ele me ama? Lembro de quando li A anatomia de uma dor de C.S. Lewis. Depois de ter perdido a segunda esposa, ele apelidou Deus de "Sadista Cósmico". Depois esse escreve que o medo dele não era que duvidasse da existência de Deus,  isso era bem claro, o medo dele era duvidar que esse Deus o amava ou não. Qualquer um pode ser levado a uma crença em Deus, muitas vezes através da razão, mas quando a dor nos fere, e nos sentimos como um brinquedo de um "Sadista Cósmico" ao lado da razão tem que haver a fé. Acho que muita dor poderia ser diluída se soubéssemos mesmo a definição das coisas. Pensamos em fé, e imaginamos um pulo no escuro. Quando nos falam de Deus, imaginamos alguém sem personalidade. Quando lembramos do Espírito Santo, pensamos em uma brisa. Quando pensamos em amor, nos detemos em um sentimento arrebatador que nos leva até as maiores alturas.
No fim das contas, somos nós que agimos como "sadistas", achamos que criamos a idéia de Deus e de seu caráter, então esperamos que ele aja segundos nossas expectativas. Nós queremos controlar Deus. Não lembramos que na Bíblia, é Deus que se apresenta a nós. É o próprio Criador de todas as coisas descrevendo sua personalidade. E isso intriga, e anima. Deus sempre tenta se distanciar do esperado. Ben Witherington III, ao falar sobre Jesus, diz que esse tinha uma personalidada que fugia aos moldes e fórmulas.
Aí está algo bem importante para entedermos quando o assunto é o amor. Deus é inesperadamente romântico. Ele, como diria Lewis, "corteja" o ser humano. E como o maior dos amantes, Ele persiste mesmo quando seu amor é renegado.
Chego a uma conclusão, e  acho que Lewis já chegou nela há muito tempo: as dificuldades da vida são mais para que venhamos a descobrir o que achamos verdadeiramente de Deus e sobre a vida.

17 comentários:

  1. Ai, que lindo, garoto!
    Deus é assim mesmo. E Ele está sempreee me surpreendendo com a Sua maneira adorável de 'cortejar'. Quando você pensa que Ele está muito longe de você, aí mesmo, enquanto você busca de todo o coração uma intimidade com Ele e, supostamente, não acha; é aí que Ele se manifesta(e que manifestação!). Deus é meu Noivo por quem anelo todos os dias!
    - Muito bom, Jonnie!;D
    Que orgulho, que orgulho..

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro de Lewis também. Eu já pensava assim como ele disse no livro: Deus nos faz passar pro dificuldades não para provar nossa fé, ele a conhece bem mais que nós. Mas para sabermos como ela é, jogar o castelo de cartas ao chão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Q Deus te capacite diariamente, q cada postagem possa nos trazer bons ensinamentos. Muuuuito bom teu blog, parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. E como disse Friedrich Nietzsche, até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens!!
    E esse "inferno" me mantêm a cada dia, sustentando meus sonhos e me erguendo depois da queda.
    Simplesmente ameii Ckicki..Deus continui te abençoando!

    ResponderExcluir
  5. Você descreve Deus como a um ser humano, imperfeito e volúvel como qualquer um de nós. E de fato é a essa conclusão que se chega se feita uma boa análise dos relatos bíblicos.

    No entanto, não é esse Deus que a maioria pinta, e sim um ser perfeito, acima de qualquer fraqueza, o qual tudo pode e é todo amor.

    Em sendo ele tal como você descreve, dotado de uma personalidade quase humana, o que impede que ele seja de fato um sadista ditador cósmico?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, descrevo a idéia que comumente temos de Deus.

    Mas tendo mostrar que ele está bem além disso:

    "um ser perfeito, acima de qualquer fraqueza, o qual tudo pode e é todo amor."

    E sobre a sua pergunta, o que o impede é o seu próprio caráter.

    E esse caráter é demonstrado na Bíblia. Apartir do momento em que se percebe que essa é a Palavra de Deus, e que os seus conselhos são éticos e resultam de um Deus de amor, chega-se a uma resposta.

    ResponderExcluir
  8. Bom, não é isso que vejo na Bíblia. Vejo um Deus guerreiro, egoista e ciumento. Um verdadeiro ditador. Sanguinário inclusive. Quanto a Jesus, esse sim não tem tais características, embora também não demonstre ser nenhum santo. ??? rs

    ResponderExcluir
  9. Se Deus de fato existisse, ao que tudo indica, não seria muito diferente do que aparece neste video: http://www.youtube.com/watch?v=a6je6g5VGoc

    ResponderExcluir
  10. Deus é tão romântico quanto o namorado que aponta um 38 pra cabeça da namorada virgem e diz suavemente:

    -- Ou transa comigo agora, ou eu explodo a sua cabeça...

    Não é à toa que a mocinha aí na "head" do seu blog aparece em primeiro plano: a sua fantasia suplanta a sua razão.

    ResponderExcluir
  11. Despindo Mitos...

    Como esse assunto é bem denso, vou colocar um texto sobre isso...

    ^^

    Ah!

    Comentários educados sempre bem-vindos...

    ^^

    ResponderExcluir
  12. "Não é à toa que a mocinha aí na "head" do seu blog aparece em primeiro plano: a sua fantasia suplanta a sua razão."

    Interessante... você não argumentou essa idéia..só concluiu... Você apenas disse que ela pensa assim por um motivo que vc dá... Não passou através de um processo argumentativo...

    que irônico... Argumentos:

    1) Deus é tirano
    2)A fantasia dela prepondera

    Uma conclusão retirada depois de outra conclusão que não foi argumentada...

    Sua suposta razão não está muito bem fundamentada...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. muitooo bonito..MSM!!!...PROFUNDO
    "Deus é incondicional e não é baseado em sentimentos e emoções Ele não nos ama por sermos amáveis ou por fazermos Ele se sentir bem; Ele nos ama porque Deus é amor!!"
    O MAIS CURIOSO é ver com bruna ficou toda orgulhosa...ki fofis!!!..orgulhosa do NAMORADO!! ;ops ( futuro namorado)..hauahuaahhahauhauhauha

    ResponderExcluir
  15. Patrike, a meu ver, DeusILUSÃO não falava da fantasia da garota, mas sim da sua (que foi quem colocou a imagem da garota rezando em primeiro plano e as referências à razão, como o pensador grego e o livro em segundo plano).

    Me metendo no assunto, o correto seria dizer que ele não expôs os argumentos, e não que não tenha passado por um processo argumentativo. O fato de ele não ter exposto seus argumentos não implica que tais argumentos não existam.

    ResponderExcluir
  16. Humm..Isso está mais pra um fórum, do que pra uma página de comentários!
    Estranho...

    ResponderExcluir

Filosofe:

About me