domingo, 4 de outubro de 2009

Quem é Deus?


Há pelo menos duas formas de agir após o pecar. Você pode pensar que as coisas já estão indo de mal a pior mesmo- colocando a culpa disso em Deus - e se jogar de cabeça no pecado. Ou você pode perceber que a cada momento que se aprofunda mais nesse pecado, a cada erro cometido, a cada tempo perdido com ele, as suas consequências irão aumentar, e exitem duas consequências que sempre abraçam todos os pecados: separação de Deus e escravidão do pecado.
Deixe-me analisar um pouco a primeira atitude. Boa parte das vezes quando pecamos procuramos jogar a culpa em quem - achamos - não pode revidar. Então, escolhemos Deus. Estamos tão acostumados com nossa orações não correspondidas, com nossa falta de fé, com o nosso deus ausente que concluimos que podemos colocar a culpa nEle, afinal Ele nunca responde. O erro está no "nosso deus". Não podemos considerar Deus como nosso Papai Noel. Ele é muito mais que isso.
A pergunta é: Quem é Deus? A maioria hoje acredita em um deus que não se importa com os seres humanos. O deísmo alastra a vida das pessoas. No fundo, só não queremos alguém para dar satisfação.
Como será que Deus se sente quando é rejeitado, como acontece hoje? Não falo de pessoas que as vezes duvidam da existência de um Deus, ou daqueles, que tentam não pecar, e descobrem suas fragilidades. Estou falando daqueles que se ajoelham e oram a um Deus fraco, ausente e que nos obriga ao amor.
Qual a imagem que você tem de Deus? Apenas você decide. Ou escolhe um Deus caloroso, poderoso,  que faz questão de entrar nas suas guerras ( por mais ínfimas que sejam) ou um deus injusto, egoísta e que não se mete na sua vida. Mas lembre-se a resposta para a grande pergunta Quem é Deus? vai ter influências em toda sua vida. Afinal, como afirmou Dostoievski: Se Deus não existe tudo é permitido.

3 comentários:

  1. "Há pelo menos duas formas de agir após o pecar. Você pode pensar que as coisas já estão indo de mal a pior mesmo- colocando a culpa disso em Deus - e se jogar de cabeça no pecado." Em outras palavras, como diz Apocalipse 22:11:"Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda."
    Jonnie, Jonnie...Sempre bom com as palavras!
    Fico feliz que seu blog está tendo mais leitores. Ele merece!

    ResponderExcluir
  2. Achei esse ponto de vista bem interessante, é importante a consciencia de que por mais que procuremos entender Deus, nao teremos a mínima noção da Sua magnitude. Penso que Sua compreenção está muito além dos nossos sentidos e percerber isso já é um grande passo para acreditar na Sua existência.

    Gosto muito de ler seu blog Wike! Parabens...um abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto.

    Realmente, a forma como enxergamos Deus de fato afeta nossa vida. Isso é fato.

    É o conhecido Efeito Placebo.

    E a falta desse placebo é um dos problemas que enfrentamos quando nos percebemos ateus, e temos então que encarar a dura realidade.

    Para mim, Deus não é mais que um mito.

    ResponderExcluir

Filosofe:

About me